quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Os homens e suas armas


No dia 20 de Abril de 2011 morria na Líbia Tim Hetherington e Chris Hondros, fotógrafos que cobriam os levantes populares daquele país.

Uma breve pesquisa sobre estes homens mostra a aficcção que eles tinham por acontecimentos marcantes da história recente, principalmente as que lidam com guerra.

Numa curta reportagem veiculada na NewsWeek de 25 de Julho de 2011, Tim Hetherington é mostrado como uma pessoa que registrou o lado escuro da humanidade. Como toda guerra é.

Estas pessoas não são as únicas que tem suas vidas interrompidas tentando levar um pouco de conscientização às pessoas, estejam onde elas estiverem.

As fotos deles mostravam o que a guerra faz com a cabeça das pessoas e como a masculinidade está sempre em evidência no meio da violência.

Algumas pessoas preferem pegar em armas e servir a ordens cegas vindas de poderosos sedentos por mais poder. Algumas preferem registrar a vida através de lentes, canetas, músicas.

Eles não são os únicos nem serão os últimos que entram numa guerra sem se alistar nem com intenções de ferir. Mas fica a pergunta: não seriam eles mais corajosos e humanos dentre os que participavam desta guerra?

(Fotógrafo baleado na cobertura de confrontos em morro do Rio de Janeiro em 2010. Foto retirada de: http://www.ehelpcarolina.com/fotgrafo-baleado-durante-confronto-morro-alemo/)

Nenhum comentário: