sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Reino da Felicidade


Existe um lugar em que o dinheiro é menos importante que a felicidade. Não. Não é a Terra Prometida, ou o Reino de Alá.
Pra falar a verdade, é um reino aqui na Terra de uma população majoritariamente budista.
Trata-se do Butão, um país acoado entre a Índia e a China.
Ali, de fato, existe o que os governantes instituíram "Felicidade Interna Bruta" em contraponto ao "Produto Interno Bruto" tão vislumbrado pelos Estados mundiais.
Uma das nações mais pobres do globo (de acordo com a ONU), o Butão também figura entre as dez mais felizes, segundo pesquisa da Universidade de Leicester, no Reino Unido. O país tem fome zero, analfabetismo zero, índices de violência insignificantes e nenhum mendigo nas ruas. Não há registro de corrupção administrativa e o povo adora o rei. Tudo baseado em valores budistas, que pregam as tradições, a paz, as boas relações com a comunidade o meio ambiente para definir a qualidade de vida “não material”. Será que é preciso muito para ser feliz?
Dificilmente os valores adotados pelo país para a felicidade de seu povo, colocariam-no em alguma lista de países mais desejados pelas pessoas do mundo para se viver.

“Se esforçar pela felicidade dos outros é o caminho mais seguro para se desfrutar de experiências gratificantes que trazem a verdadeira e duradoura felicidade” 
Jigme Thinley, primeiro-ministro do Butão.

+

http://multticlique.com.br/blog/?p=16914

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/05/conheca-butao-que-e-considerado-o-pais-da-felicidade.html

http://www.opovo.com.br/app/colunas/airtonmonte/2012/05/08/noticiasairtonmonte,2834885/o-pais-da-felicidade.shtml

http://www.afolhatorres.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4400:conheca-o-butao-o-pais-da-felicidade-&catid=24:catgeral&Itemid=24

http://www.saojosedoscampos.com.br/diario/index.php?id=38125&cat=54

Nenhum comentário: